Google Partners – Programa de Certificação Google

O Google possui um programa internacional chamado “Google Partners” destinado a agências e consultores visando prepará-los nas ferramentas de publicidade online.

O programa permite que indivíduos e empresas possam obter certificações como forma de demostrar a capacidade destes no entendimento das ferramentas Google.

Certificação Individual

Embora destinado a profissionais de marketing, qualquer pessoa, mesmo que não atue em um agência, pode se inscrever no programa e realizar os exames do Google Partners.

Para se tornar certificado, o indivíduo precisa passar no exame Fundamentals do AdWords e ser aprovado em qualquer outro exame de outra especialidade.

Certificação Individual

Certificações AdWords

Exame Fundamentos do Google AdWords

Exame Fundamentos do Google AdWords

Esse exame abrange conceitos básicos e intermediários, incluindo as vantagens da publicidade on-line e do Google AdWords e as práticas recomendadas para gerenciamento e otimização de campanhas do Google AdWords.

Exame Avançado em Pesquisa

Exame Avançado em Pesquisa

Esse exame abrange conceitos avançados, incluindo práticas recomendadas para criar, gerenciar e otimizar campanhas da Rede de Pesquisa.

Exame Avançado em Publicidade Gráfica

Exame Avançado em Publicidade Gráfica

Esse exame abrange conceitos avançados, incluindo práticas recomendadas para criar, gerenciar e otimizar campanhas da Rede de Display.

Exame Avançado em Publicidade em Vídeo

Exame Avançado em Publicidade em Vídeo

Esse exame abrange conceitos básicos e avançados, incluindo práticas recomendadas para criar, gerenciar e otimizar campanhas de publicidade em vídeo no YouTube e na Web.

Exame Avançado em Publicidade do Shopping

Exame Avançado em Publicidade do Shopping

Esse exame abrange conceitos básicos e avançados, incluindo a criação de uma conta do Google Merchant Center e de feeds de dados de produtos, além da criação e do gerenciamento de Campanhas do Shopping.

Exame Avançado em Publicidade para dispositivos móveis

Exame Avançado em Publicidade para dispositivos móveis

Esse exame abrange conceitos básicos e avançados da publicidade para dispositivos móveis, incluindo formatos de anúncio, lances e segmentação, além de avaliação e otimização de campanhas.

Certificação Analytics

Exame Qualificação Individual do Google Analytics

Exame Qualificação Individual do Google Analytics

O exame de qualificação individual do Google Analytics cobre os conceitos básicos e avançados do Google Analytics. Isso inclui tópicos como 1) planejamento e princípios, 2) implementação e coleta de dados, 3) configuração e dimensões, 4) conversão e atribuição e 5) relatórios, métricas e dimensões.

Posteriormente esse indivíduo pode vincular seu perfil a um perfil corporativo, ou seja, uma agência ou consultoria.

Certificação de Agências

Para que uma agência seja certificada e reconhecida como parceira Google, precisa possuir um perfil corporativo no Google Partners, uma Google Plus Page e uma MCC (Minha Central de Clientes – conta que gerencia contas). Além disso, precisa cumprir os seguintes requisitos:

Possuir 1 ou mais profissionais certificados nos exames Google.
Possuir uma MCC (Minha Central de Clientes) e gerenciar através dela uma ou várias contas AdWords que acumulem US$ 10 mil em 90 dias.
Pontuação mínima de melhores práticas na campanha (item avaliado automaticamente pelo Google)

Dessa forma a agência pode usar o logo de agência certificada Google e aparecer na ferramenta de busca de parceiros interessados em serviços de gerenciamento de campanhas. Além disso, participar de eventos, treinamentos e promoções exclusivas para agências certificadas.