Acabou o Mês da Black Friday, e agora?

Pois é, mês de Novembro, pós eleições, cheio de feriados e emendas e ainda a tal da Black Friday. Me digam, qual foi o saldo para vocês e seus clientes?

É, essa é a hora da verdade, de fazer todos os levantamentos, relatórios, identificar o que funcionou ou não, e botar em prática as ações do mês de Dezembro. Claro você já tinha planejado com antecedência, certo?

E claro que você também já tinha planejado e metrificado todas as ações de marketing, tagueado suas campanhas e vai conseguir mostrar um relatório super detalhado para o seu cliente ou seu chefe, ou para você que é empresário, entender seus próprios números.

1) Planejamento:

Aqui na Goobec outubro e novembro foram meses de muito trabalho. Toda a equipe foi envolvida desde o desenvolvimento de estratégias para captação de novos leads a criação de novos produtos para atender a Black Friday 2018.

A criação de peças especiais e o planejamento das ações de Mídia (Google Ads, Facebook Ads/Instagram Ads) exigiram também muito critério e atenção das equipes responsáveis.

É claro, também nos empenhamos na produção de conteúdo em vídeo (a bola da vez). Montamos, inclusive, um estúdio para gravar vídeos com conteúdo institucional e também programático.

Fizemos ainda ações de planejamento das mensurações, acompanhadas diariamente para que reações imediatas fossem tomadas para se atingir o objetivo.

Como nutrimos a base de leads ao longo dos meses, fizemos várias automação de Email Marketing para diversos públicos e diversas personas.

Houve também uma preparação especial da equipe de vendas, o ponto-chave de uma empresa que tem e-commerce.

2) Em uma empresa precisamos basicamente de 2 coisas principais:

A primeira é PLANEJAMENTO e a segunda é COMPROMETIMENTO. Uma coisa não anda sem a outra. Com tudo planejado as pessoas se sentem mais confiantes, entendem bem o seu papel e sabem o quanto sua falta de comprometimento pode impactar os resultados. Resultados da empresa, resultados dos seus colegas que estão focados em entregar o melhor.

Bom, sendo prático, o que é importante avaliar depois de uma ação gigantesca que envolve toda a empresa, seja em prol do próprio negócio, seja em prol do negócio de seus clientes.

Temos que avaliar o ganho geral, e não estou falando somente de faturamento, mas sim de ganhos para a marca, ganho para as pessoas envolvidas, ganho para os clientes e principalmente novos clientes que puderam, através de uma promoção especial poder experimentar a sua empresa, o serviço que você oferece.

 

3) Algumas perguntas que você pode fazer sobre as ações da Black Friday.

1) Qual o faturamento geral e qual a parcela do faturamento diretamente ligada à Black Friday?

Sabemos que a Black Friday é só um dia, uma sexta-feira, oras!!! Mas não é bem assim na prática. Dependendo do que você vende, é preciso mais tempo para trabalhar o funil de vendas, e é ai que surgem as ações da semana Black Friday, Black November (O mês todo), e por ai vai.

<h32) Quantas horas de trabalho foram dispendidas em todo o processo da ação?</h3 Horas de Planejamento, execução, entrega, análise dos resultados. Quanto custou isso?

<h33)O planejamento e preparação foi bem feito, ou seja, a execução fluiu bem? Ou foi confusa?

Claro que nem tudo sai perfeito, mas temos que aprender com os erros e dificuldades para melhorar no próximo. É difícil prever tudo, mas temos que fazer um exercício e pensar em diversas variáveis para termos o “remédio” para combater as adversidades o mais rápido possível.

Agora chega o mês de Dezembro, mês de início das festas de final de ano, natal, menos dias úteis para trabalharmos, e mês de finalizar o planejamento para 2019!

Ah, você nem tinha começado a se planejar para o ano que vem? Então corra!

Se precisar de ajuda para ganhar conhecimento ou montar seu planejamento digital conte com a Goobec. Diria meu amigo e sócio João Dalla: “Conhecimento não ocupa espaço”.

Bom final de ano a todos!

Rodrigo Camara
Sócio-diretor Goobec

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by Equipe Goobec

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