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Artigo, Mercado de Marketing Digital

Acabou o Mês da Black Friday em 2019, e agora?

banner com a frase: acabou o mês da Black Friday em 2019, e agora? Há a foto do Rodrigo Camara e de uma mão com o cartão de crédito

Como foi a sua Black Friday 2019? Vou compartilhar a estratégia e uma parte do plano de ação que implantamos aqui na Goobec desde 2018.

Aprimoramos esse plano em 2019, e ao analisarmos os ótimos resultados de vendas (superamos em 30% a meta prevista para 2019. Detalhe, acabamos de receber a pesquisa da Ebit- Nielsen que mostra que do ano de 2018 para esse ano, o aumento no faturamento da Black Friday foi de 23,6%, ou seja, ficamos acima dessa média. No final do artigo tem o link da pesquisa para você baixar), constatamos que planejar e seguir os prazos estabelecidos para cada ação foi fundamental para o sucesso da campanha e para nosso negócio e merece a sua atenção. Veja por quê!

Ano passado, no dia 06 de dezembro, publiquei o artigo: “Acabou o Mês da Black Friday, e agora? Naquele momento, sabíamos que havíamos orquestrados uma bela Campanha de Black Friday e por trabalhar em uma escola de Marketing Digital percebia que tinha em mãos um case de sucesso. Uma experiência que merece ser compartilhada.

 painel do resultado da pesquisa da Ebit. A Ebit analisa os pontos positivos e negativos de cada e-commerce desde 2001.

No artigo, perguntava: A Black Friday foi bom para seu negócio? Foi como previsto? Foi ruim, decepção total? Gostaria de saber se você se planejou, previu resultados e principalmente quais foram suas conclusões sobre seu trabalho. Você conseguiu implementar tudo o que havia pensado? Avaliar essas questões é trabalhoso. Porém, necessário!

Hoje além de fazer as mesmas perguntas, esquematizei um passo a passo de como elas podem ser analisadas. Acompanhe!

Estratégia + Planejamento foram fundamentais

Aqui na Goobec o saldo Black Friday 2019 foi bem positivo graças ao planejamento. Desenhamos os processos com antecedência e conseguimos colocar em prática todas as ações previstas. Criamos vídeos, peças publicitárias e de marketing, treinamos a equipe de vendas, estruturamos o website, dentre outras coisas.

É sempre um período de expectativa, bem quisto pelas pessoas pois tem haver com desconto, mas não só isso. Tem a ver com realizar sonhos, comprar a sonhada adega de vinhos ou televisão de infinitas polegadas, ou trocar o celular por um melhor ou no nosso caso, se capacitar, conseguir realizar os tão sonhados cursos.

Black Friday envolve muito mais do que consumo

Para muitos, é uma oportunidade única de conseguir adquirir produtos e serviços de desejo. Por isso, tratamos com muito carinho essa questão para oferecer algo que cative as pessoas e que também seja bom para nossa empresa.

Agora em Dezembro é hora da análise geral, mas espero que vocês não tenham esperado acabar o mês de Novembro para realizar análises. O acompanhamento deve ser constante, pois muitas vezes aquilo que planejamos e tentamos prever não é o que acontece na prática, e ainda dá tempo de utilizarmos o famoso “Plano B”. Se é que você planejou algum.

Metrificação é essencial para avaliar os resultados

E claro que você também já tinha planejado e metrificado todas as ações de marketing, tagueado suas campanhas e conseguiu acompanhar os resultados e vai conseguir mostrar um relatório super detalhado para o seu cliente ou seu chefe, ou para você que é empresário, entender seus próprios números.

Aqui vou praticamente repetir o que havia escrito ano passado, pois não mudou quase nada! Só relembrando os 5 pontos da nossa estratégia de ação da Black Friday 2019:

1) Estratégias Programadas com foco em vendas

Aqui na Goobec setembro, outubro e novembro foram meses de muito trabalho. Toda a equipe foi envolvida desde a criação de estratégias para captação de novos leads a elaboração de novos produtos para atender a Black Friday 2019.

A criação de peças especiais e o planejamento das ações de Mídia (Google Ads, Facebook Ads/Instagram Ads) exigiram também muito critério e atenção das equipes responsáveis.

2) Invista em ações de Inbound + Automação

É claro, também nos empenhamos na produção de conteúdo em vídeo (a bola da vez! Sim já era o ano passado e continua sendo). Melhoramos nosso estúdio e conseguimos melhorar a qualidade das nossas produções, embora os atores (Eu e João Dalla) estejamos mais velhos e acabados.. (risos)

Fizemos ainda ações de planejamento das mensurações, acompanhadas diariamente para que reações imediatas fossem tomadas para se atingir o objetivo. Já na primeira quinzena toda a equipe se reuniu para avaliar as campanhas e se havia algo para ser ajustado. E havia! Havia uma ponta aberta em nossa estratégia.

Uma questão que só pôde ser identificada graças ao cuidado de analisar os feedbacks de nossos clientes. Notamos que havia um ajuste a ser feito na seleção de produtos. Agimos rápido. Em dois dias incluímos mais 3 combos na Promo da Black Friday. E foi um sucesso de vendas!

2) Nutrir a base com leads qualificados

Como nutrimos a base de leads ao longo dos meses, fizemos várias automações de Email Marketing para diversos públicos e diversas personas. Ainda temos muito o que melhorar, mas só o fato de entendermos melhor quem são nossos clientes, quais seus reais interesses e seu comportamento dentro do nosso site e com relação às nossas mensagens, já percebemos o quanto uma estratégia bem pensada e bem implementada, aliada a uma ferramenta e automação de marketing potente (Nós usamos a Sharpspring aqui na Goobec!), faz “milagres”. Nos dá segurança em sempre oferecer o melhor aos nossos clientes.

(Só esse parêntese! A segmentação é tão importante e tivemos resultados tão efetivos na Goobec que resolvemos lançar um curso de Inbound e Automação de Marketing na prática. Se eu fosse você, eu faria.

Esse tipo de ação dá resultado! Vai fazer seu tempo render mais e aumentar absurdamente a produtividade e resultados da sua empresa).

A imagem mostra um funil de vendas com as etapas de conversão e de  Automação de marketing. Ação que consiste em coletar dados, automatizar ações e processos nas estratégias de marketing digital.

3) Sinergia entre as equipes é fundamental

O resultado de uma Black Friday também envolve o bom alinhamento de ações entre as equipes de Marketing, Criação, Mídia e Vendas.

Fizemos 3 produtivas reuniões para deixar todo o processo estruturado. Houve também um treinamento especial da equipe de Vendas, o ponto-chave de uma empresa que tem e-commerce.

A compra é realizada quase que 100% no site, mas o dia-a-dia, o atendimento, o cadastro e confirmações das pessoas nas turmas e a entrega do curso é realizado através de pessoas, e prezamos muito pela qualidade nesse ponto. Melhor que anunciar no Google, é que as pessoas gostem, indiquem e recomendem nossos cursos.

4) Comprometimento efetivo é determinante

Em suma, para a Black Friday dar certo são necessários: PLANEJAMENTO de ações + COMPROMETIMENTO entre as equipes. Uma coisa não anda sem a outra. Com tudo planejado, as pessoas se sentem mais confiantes, entendem bem o seu papel e sabem o quanto sua falta de comprometimento pode impactar os resultados. Resultados da empresa, resultados dos seus colegas que estão focados em entregar o melhor.

O legado de uma ação de Black Friday

Sendo prático, esse dois pontos devem ser avaliados depois de uma ação gigantesca que envolve toda a empresa, seja em prol do próprio negócio, seja em prol do negócio de seus clientes.

Temos que avaliar o ganho geral, e não estou falando somente de faturamento, mas sim de ganhos para a marca, ganho para as pessoas envolvidas, ganho para os clientes e principalmente novos clientes que puderam, através de uma promoção especial poder experimentar a sua empresa, o produto ou o serviço que você oferece.

Faça um Check-up das ações da Black Friday 2019.

Se desejar ter uma Black Friday de sucesso em 2020, comece agora a avaliar os seguintes pontos:

A) Qual o faturamento geral da sua empresa

B) Qual a parcela do faturamento diretamente ligada à Black Friday?

C) Qual foi o reflexo pós Black Friday? Aumentei o número de seguidores de minha marca? Vou fazer ações para potencializar os resultados nos meses seguintes?

Sabemos que a Black Friday é só um dia, uma sexta-feira, oras!!! Mas não é bem assim na prática. Dependendo do que você vende, é preciso mais tempo para trabalhar o funil de vendas, e é aí que surgem as ações da semana Black Friday, Black November (O mês todo), e por aí vai.

Nós optamos por fazer praticamente o mês todo, pois um curso é algo que as pessoas não compram por impulso, elas se planejam, então esse formato permite que as pessoas tenham tempo para analisar as melhores opções para elas.

C) Quantas horas de trabalho foram dispendidas em todo o processo da ação?

D) Horas de Planejamento, execução, entrega, análise dos resultados. Quanto custou isso?

E) O planejamento e preparação foi bem feito, ou seja, a execução fluiu bem? Ou foi confusa?

Claro que nem tudo sai perfeito, mas temos que aprender com os erros e dificuldades para melhorar no próximo. É difícil prever tudo, mas temos que fazer um exercício e pensar em diversas variáveis para termos o “remédio” para combater as adversidades o mais rápido possível.

Agora chega o mês de Dezembro, mês de início das festas de final de ano, natal, menos dias úteis para trabalharmos, e mês de finalizar o planejamento para 2020!

Ah, você nem tinha começado a se planejar para o ano que vem? Então corra! Isso deve ser feito o quanto antes. Nós aqui começamos o processo em setembro e já temos o primeiro semestre do ano que vem todo planejado. Mas ainda dá tempo. Afinal o que você faz da meia-noite às 6h da manhã? (risos). Brincadeiras a parte, o assunto é sério. Hora de se dedicar.

Se precisar de ajuda para ganhar conhecimento ou montar seu planejamento digital, conte com a Goobec. Diria meu amigo e sócio João Dalla: “Conhecimento não ocupa espaço”.

Vamos disponibilizar aqui pra você uma pesquisa da Ebit- Nielsen bem legal sobre os resultados da Black Friday de 2019 e uma comparação com o ano passado!
Esse ano os pedidos aumentaram em 25% e a receita em 23,6%.

Acesse esse link, preencha alguns dados e receba o material em pdf:

Também indicamos a leitura de um post Goobec com a lista de Datas Especiais em 2020 para planejar anúncios no Google Ads e Face Ads.

Um belo 2020 para você e sua família!

abraços,
Rodrigo Camara

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Juliana Tourrucoo
Coordenadora de Marketing Goobec

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