Como nasceu o nome do Google? Pista para o Quiz do Sorteio

Agencia Ótima Ideia

Agencia Ótima Ideia

Agora em setembro, o Google comemora 21 anos de vida. A trajetória da ferramenta de busca online, que se tornou o maior império da internet,  já rendeu vários livros. Na obra: Google. A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos por David A. Wise, Mark Malseed, Editora Rocco, você encontra todos os detalhes de como foi criada a marca Google. Veja como foi emocionante o insight.  

 


Na segunda metade de 1997,  Sergey Brian e Larry Page (foto acima) decidiram que a ferramenta de busca BackRub precisava de um novo nome. Page não conseguia pensar em um nome forte que não fora usado ainda e pediu ajuda para os amigos de escritório Sean Anderson,  Tamara Munzner e Lucas Pereira.

“Eu ia para o quadro e começava a escrever várias idéias misturadas, e ele só respondia: “não, não, não”, relembra Anderson (p. 52). Isso se prolongou por vários dias.

 

  • “Ele (Page) começou a ficar desesperado.”, conta Anderson.

 

Anderson e Page se reuniram para uma nova roda e dessa vez as ideias fluíram melhor. 

 

  • “O que você acha de googol?*, perguntou Anderson

 

Sean Anderson disse a Page:  “Você quer criar uma empresa que busca e classifica e que permita às pessoas organizar quantidades imensas de dados. Googol é um número enorme!”. Page gostou do insight.

O que significa googol?

O googol (lê-se gugol – sua forma de escrita em Portugal) é o número 10 elevado a 100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros.

Page gostou da ideia e disse: 

  • “E se tentarmos apenas Google?” 

 

Ele relembrar ter em mente o desejo de adotar um nome mais curto.

 

    –   “Então digitei G-o-o-g-l-e, com grafia errada”.


O nome estava disponível. Larry gostou do nome e registrou mais tarde, naquela mesma noite. Depois escreveu no quadro: Google.com. O nome tinha um grande elo com a internet, como Yahoo! ou Amazon. 

 

E quando entrei  no escritório na manhã seguinte, Tamara tinha deixando um bilhete:

“Vocês escreveram errado. O nome é G-o-o-g-o-l.’ É claro que esse nome já não estava disponível”, relembra Page

 

Quando o Google entrou no ar em Stanford

Em 97, a ferramenta foi disponibilizada internamente em Stanford, para estudantes, professores e administradores no endereço google.stanford.edu. A propaganda boca-a-boca aumentou sua popularidade dentro do campus.  

 

O Google foi fundado como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. 

O sistema estreou em 27 de setembro de 1998 e, por isso, este dia é considerado como o aniversário da empresa. É preciso lembrar que havia outros motores de busca nesta época como o AltaVista, Terra e o Yahoo!. No Brasil, existia o “Cadê?”, mas todos foram absorvidos ou faliram diante do crescimento do gigante americano.

Gostou?

ESSA É UMA PISTA PARA FAZER O QUIZ GOOGLE

 Participe do Quiz do Google e concorra a um sorteio Grátis da Goobec. 
São 3 sorteios. 

Fonte: Google. A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos por David A. Wise, Mark Malseed. Editora Rocco.  

Wikipedia ,  Calendar   

 

Compartilhe essa postagem:

Agencia Ótima Ideia

Agencia Ótima Ideia

Você ganhou R$ 400 reais de
desconto em qualquer curso!

Válido para qualquer curso avulso no site hoje.
22/12/2023. Utilize o Voucher: GANHEI400