CRM e Inbound Marketing: saiba mais sobre as profissões do futuro

Rodrigo Camara

Rodrigo Camara

 

A cada ano o setor de marketing se torna mais automatizado e baseado em dados. Para acompanhar essas mudanças, especialistas na área de CRM e Inbound Marketing estão sendo cada vez mais requisitados.

 Saiba exatamente as atividades que esses profissionais desempenham dentro das empresas e porque eles são tão importantes para a sua estratégia.

 

O que faz um profissional de CRM?

Um especialista de CRM (sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento de Relacionamento com Clientes) é responsável por estudar o mercado, concorrência e o comportamento de seus clientes.

 Essa pesquisa é a base para sugerir melhorias no relacionamento com os consumidores atuais e a aquisição de novos clientes.

 Sua função primária dentro da estratégia de marketing é a análise de dados e indicadores disponíveis sobre o público.

 O profissional também fica responsável por documentar todos os relatórios realizados e sugerir soluções para os problemas encontrados nos estudos. Contudo, o seu maior objetivo é garantir que as metas estabelecidas pela empresa sejam atingidas com sucesso.

 

O que faz um profissional de Inbound Marketing?

Quem trabalha com marketing, cria, desenvolve e analisa as estratégias de comunicação e vendas dentro da organização. O especialista na área de Inbound Marketing tem os mesmos objetivos, mas a forma que os atinge é um pouco diferente.

 Este tipo de profissional é voltado para a criação e compartilhamento de conteúdo que seja voltado para o seu público-alvo. A ideia é que a partir de um conteúdo relevante, a empresa consiga se comunicar com o seu potencial cliente de uma maneira direta, criando uma relação duradoura.

 Em resumo, um especialista de Inbound Marketing cria estratégias para que o próprio público seja atraído pela mensagem e venha até a empresa. Sendo assim, fica mais fácil apresentar as soluções do negócio e transformá-los em consumidores e até mesmo promotores da marca.

 

O futuro do Marketing e dessas profissões

A automação, a Inteligência Artificial, o autoatendimento e o marketing de conteúdo são os principais pilares para o futuro do setor. Nesse sentido, os profissionais de CRM e Inbound Marketing serão os mais procurados no mercado.

 

  1. Automação

A automação tem como objetivo automatizar ações e processos comuns da área de marketing para aumentar a eficiência e escalabilidade do setor, enquanto mantém um relacionamento personalizado com os leads.

 Quem atua com e-mail marketing há algum tempo sabe como essa tecnologia mudou a forma de trabalhar com a ferramenta. Enquanto antigamente o processo de envio era manual, hoje ele pode ser completamente automatizado, agilizando a rotina dentro da empresa e reduzindo os erros.

 Tanto o especialista em CRM como o de Inbound Marketing trabalham com a automação em muitos dos seus processos no dia a dia. O exemplo do e-mail marketing é apenas uma das tarefas que os profissionais dessas áreas lidam em suas rotinas.

  1. Inteligência Artificial

Outra ferramenta que começou a ser usada a pouco tempo e que deve ter um grande impacto no futuro da área é a Inteligência Artificial (IA). Essa tecnologia já nos permite segmentar melhor o público e fazer campanhas mais bem direcionadas para quem deseja atingir.

 A perspectiva é de que nos próximos anos a IA também seja usada para as análises de mercado, facilitando o dia a dia do profissional de CRM.

 Além disso, a tecnologia deve ser fundamental para as campanhas digitais, criando maiores possibilidades de segmentação do público e uma geração de conteúdo de qualidade. Ou seja, a estratégia de inbound marketing será ainda mais certeira.

 

  1. Autoatendimento

O autoatendimento já começa a ser uma realidade para muitas empresas e deve evoluir ainda mais nos próximos anos, impactando principalmente a área de CRM.

Quando um usuário acessa uma página e não consegue encontrar respostas para as suas dúvidas de forma rápida e intuitiva, ele tende a abandonar o site. O autoatendimento é uma das estratégias usadas para impedir a saída desse possível cliente.

Nesse sentido, a evolução do CRM com as ferramentas de autoatendimento e personalização de contato, é algo que deve acontecer de forma natural.

Chatbots, softwares munidos de IA e Machine Learning já são sistemas usados no autoatendimento. O compartilhamento desses dados junto ao CRM pode garantir uma assistência mais personalizada aos clientes.

Alguns fornecedores de soluções de CRM já perceberam essa necessidade e estão incluindo em seus sistemas a integração com ferramentas de chatbot, por exemplo.

 

  1. Marketing de Conteúdo

O conteúdo anda de mãos dadas com a estratégia de Inbound Marketing, sendo extremamente relevante na atração de novos clientes.

Com boa parte da população está equipada com um smartphone, o consumo de conteúdo tornou- se mais rápido, prático e ágil. Em questão de segundos o usuário já decidiu se vale a pena continuar na página ou não. Além de blogs, uma técnica que vem trazendo bons resultados é a de conteúdo em vídeos.

Uma outra tática bem alinhada aos objetivos do Inbound Marketing é a automação. A ideia é dessa tecnologia é automatizar alguns processos da área, em especial a gestão dos leads no funil de vendas. O objetivo é que esses usuários evoluam até a compra com intervenções mínimas da equipe, que podem focar em criar um conteúdo de qualidade e bem segmentado.

Como começar a trabalhar nesse mercado?

A Goobec também oferece um curso de Inbound e Automação de Marketing Digital na Prática. O curso tem duração de 2 noites + 1 aula bônus com laboratório na ferramenta SharpSpring. 

Curso de Inbound Marketing e CRM Digital

https://goobec.com.br/cursos/inbound-marketing/curso-inbound-automacao-de-marketing-digital-na-pratica/

Compartilhe essa postagem:

Rodrigo Camara

Rodrigo Camara

Você ganhou R$ 400 reais de
desconto em qualquer curso!

Válido para qualquer curso avulso no site hoje.
22/12/2023. Utilize o Voucher: GANHEI400