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Entendendo o Índice de Qualidade

Rodrigo Camara

Rodrigo Camara

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O Índice de qualidade no Adwords faz parte do modo como o Google classifica os anúncios, em outras palavras, funciona como um medidor de relevância dos anúncios que serão exibidos aos usuários.


Basicamente temos que possuir palavras-chave adequadas ao negócio, anúncios correspondentes a essas palavras-chave (ou seja, à consulta do usuário) e que isso seja relevante ao site, que por sua vez deve ser bem programado, com conteúdo relevante, rápido e com boa navegação (já abordamos esse tema num post anterior)

No entanto, se nos aprofundarmos um pouco mais sobre o assunto Índice de qualidade vamos perceber que precisamos entender bem a ferramenta do Google AdWords para segmentar de maneira correta todas as campanhas e grupos de anúncios e assim obter um bom desempenho técnico, satisfazendo a questão da mensuração de qualidade feita pela ferramenta. Claro que não podemos esquecer de avaliar os resultados efetivos de conversão, que é o que mais interessa. No entanto uma coisa leva a outra, melhorando a parte técnica facilita-se o aprimoramento da estratégia correta.

Abaixo, uma descrição mais detalhada sobre os critérios avaliados pelo Google. A fonte é a própria Ajuda do Google AdWords.

  • Taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) esperada de sua palavra-chave: a CTR esperada tem como base, em parte, a CTR anterior da palavra-chave ou a frequência com que a palavra-chave gerou cliques em seu anúncio
  • CTR anterior de seu URL de visualização: frequência com que você recebeu cliques com seu URL de visualização
  • O histórico de sua conta: a CTR geral de todos os anúncios e palavras-chave em sua conta
  • A qualidade de sua página de destino: qual é a relevância, transparência e facilidade de navegação de sua página
  • A relevância de sua palavra-chave para o anúncio: qual é a relevância de sua palavra-chave para seus anúncios
  • A relevância de sua palavra-chave para a pesquisa: qual é a relevância de sua palavra-chave para o que o cliente pesquisa
  • Desempenho geográfico: o desempenho de sua conta nas regiões segmentadas
  • O desempenho de seus anúncios em um site: o desempenho de seu anúncio exibido no site em questão e em sites similares (se você estiver segmentando a Rede de Display)
  • Seus dispositivos segmentados: como está o desempenho de seus anúncios em diferentes tipos de dispositivos, como computadores/laptops, celulares e tablets (você recebe diferentes Índices de qualidade para diferentes tipos de dispositivo)

Cada vez mais critérios são adicionados ao Índice de Qualidade. Fique sempre atento às alterações na ferramenta e sempre estude e atualize-se.

Dica: Sempre pense em seu site, em seus anúncios como se você fosse o usuário que está procurando pelo seu negócio. O que gostaria de encontrar no site? O que gostaria de ler em um anúncio? Enfim, entenda o mais rápido possível o que o seu consumidor quer.

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