Conheço diversos casos de empresas que começaram a trabalhar campanhas online, seja no Google ou em outras mídias e que depois de um curto período, desistiram. “Não deu resultado”, “Não tive o retorno esperado”, “Isso aí não funciona” … são algumas das justificativas para abandonar o projeto.
Cada vez mais as empresas estão buscando soluções para atrair clientes e fugir da crise. E campanhas online são um caminho rápido e dependendo da situação, com baixo custo. Porém, muitos não se atentam que trazer um cliente até sua empresa, pode ser fácil, mas se ele chegar e não for bem atendido, ou seja, não encontrar facilmente o que procurava, todo o seu esforço (e investimento) irá pelo ralo.
E como o Google Analytics poderia mudar isso?
O Google Analytics é a ferramenta de análise web gratuita mais completa e utilizada no mundo. Com ele, podemos entender o comportamento do usuário no chamado “pós-clique”, ou seja, entender onde devemos melhorar nosso site e/ou campanhas para conseguirmos fazer com que os clientes atinjam o objetivo esperado, como uma compra, o preenchimento de um formulário, a visualização de uma página importante, um download, etc.
Com o Analytics, conseguimos saber desde dados básicos, como quantos usuários visitaram o site, quais as páginas mais acessadas, quais origens de tráfego geraram mais resultados, até entender os chamados funis multicanais, onde podemos entender o comportamento das diferentes interações do usuário com o site antes da conversão e além de podermos utilizar modelos de atribuição, para darmos o crédito a esses pontos de acordo com o objetivo das campanhas.
Todas essas informações proporcionam um melhor entendimento do desempenho das campanhas e também do site, o que facilita a otimização e torna muito maior as chances de sucesso.
E o mais importante, o Analytics não se limita a coletar dados apenas de campanhas no Google, mas também de diversas outras mídias, desde que configuradas corretamente. É possível, por exemplo, entender o desempenho de anúncios em redes sociais, e-mail marketing, banners em portais e blogs, etc.
Se você tem um site ou é uma agência que cria campanhas online, conhecer e entender o Google Analytics é essencial!
Quer experimentar?
O acesso à ferramenta é gratuito (Google Analytics) .
Se desejar saber mais, estaremos por aqui para ajudar você.
abraços,
Daniel Santos, Gerente da Goobec