Goobec

Cemitério dos projetos Google: Conheça os jobs enterrados no Killed by Google

Peça com o enunciado: Killed by Google os projetos enterrados pelo Google. Fazem parte da imagem os logos do igoogle, spaces, google+, orkut, inbox, google googles, googletalks, google e meebo

Nesta semana, o Google enterrou o Google+. Agora, você encontra o Google + no topo do site Killed By Google, o cemitério dos projetos Google.

Nesse site, você pode saber o que não deu certo no Google e também conhecer projetos que ele comprou de terceiros e apenas capturou os dados e desligou o botão, como é o caso do Orkut. O conteúdo do site é colaborativo e encabeçado pelo famoso programador Cody Ogden. O cemitério dos projetos Google é a dica do Coordenador de Criação da Goobec, Gladson Angelo. Conheça esse projeto e veja quem está por lá. O conteúdo é tão rico que pode, inclusive, inspirar um tema para a seu TCC na Faculdade, na pós-graduação, no mestrado e no doutorado. Afinal, por que será que esses projetos não deram certo?

Aqui jaz 156 ideias

Agora em setembro, o Google vai completar 21 anos de vida. O Google Ads, o Google Analytics e o Gmail são cases de sucessos. Larry Page e Sergey Brin, os inventores do Google, são hoje mega ricos graças a essas ferramentas. Mas para acertar a mão em uma inovação há que se errar, testar e experimentar. Nesse exercício transcorre muito aprendizado e, é claro, muitas iniciativas não tão rentáveis, que acabam sendo descontinuadas. Inventivo e destemido, o Google coleciona pelo menos 156 projetos com o status: cancelado.

 

 O gráfico com os projetos encerrados pelo Google por ano. As informações são as seguintes: 2019 - 7 projetos já foram encerrados pelo Google (vem mais dois); 2018 - 10 projetos encerrados pelo Google; 2017 - 10 projetos encerrados pelo Google; 2016 - 18 projetos encerrados pelo Google; 2015 - 11 projetos encerrados pelo Google; 2014 - 12 projetos encerrados pelo Google; 2013 - 12 projetos encerrados pelo Google; 2012 - 21 projetos encerrados pelo Google; 2011 - 26 projetos encerrados pelo Google; 2010 - 5 projetos encerrados pelo Google; 2009 - 9 projetos encerrados pelo Google; 2008 - 7 projetos encerrados pelo Google; 2007 - 4 projetos encerrados pelo Google; 2006 - 4 projetos encerrados pelo Google

Quem cuida deste cemitério?

Essa relação consta no site Killed by Google. Ele não é um site mantido pelo Google. Pertence ao famoso programador Cody Ogden. Como o próprio site informa, ele é um “free and open source list of discontinued Google services, products, devices, and apps”. Além de colaborar, os interessados no tema podem também participar de grupos de discussão e pouco a pouco descobrir o que houve realmente naquele projeto. E para se manter o mais atualizado,  o site também anuncia quem está com o pé na cova.

homepage da página Killed by Google, com os projetos encerrados em neste ano. veja a relação no texto

Nem tudo é fracasso: “eu vou te delatar e excluir do meu Orkut”

Ao olhar a lista de projetos que não deram certo, salta aos olhos a relação compilada em 2011, quando 26 projetos foram para o saco. O que será que aconteceu naquele momento, hein? Ao analisar a lista, é divertido também analisar os nomes criativos dos projetos. E gostoso relembrar de alguns, como o Orkut, que no caso, o Google apenas comprou e depois de um tempo desligou “a máquina”. E não raro, você também vai saber que projetos que você nunca ouvi falar existiram e nunca fizeram a menor falta.

 Boa leitura!

 

Tá com o pé na cova em 2019

Google Fusion Tables
2009 – vai morrer em dezembro de 2019

Fabric
2015 – vai morrer maio de 2019

7 projetos já foram encerrados pelo Google em 2019

Google+
2011 – abril de 2019

Inbox by Gmail
2015 abril de 2019

Google URL Shortener
2011 – abril de 2019

Google Allo
2016 – março de 2019

Google Notification Widget (Mr. Jingles)
2015 – 2019

YouTube Video Annotations
2008 – janeiro de 2019

Chromecast Audio
2015 – janeiro de 2019

Quer receber a relação completa de projetos que fazem parte do Cemitério Google?  Preencha o cadastro abaixo.



Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da lista VIP Goobec e receba novidades em 1ª mão!

Receba dicas e conteúdos especiais sobre Marketing Digital, Google Ads, Facebook, além de descontos e promoções exclusivas!