Hoje vamos falar de Conversão!
Um dos maiores diferenciais da publicidade no Google em relação às mídias offline é o fato de podermos mensurar o desempenho das campanhas, através do acompanhamento de Conversões.
Mas o que é uma Conversão?
Acreditem, essa pergunta é feita até por pessoas que anunciam há anos no Google!)
Uma Conversão ocorre quando um usuário clica no anúncio e realiza uma ação desejada dentro do site. Por exemplo: uma compra, um cadastro, uma inscrição ou a simples visualização de uma página importante do site.
Dessa forma, é possível identificar quais Campanhas, Grupos de Anúncios, Anúncios ou Palavras-chaves são mais importantes para o negócio e consequentemente otimizar as campanhas e o investimento.
A principal forma de mensuração de Conversões é através da inserção do código de Acompanhamento de Conversões do Google AdWords na página do site em que o usuário finaliza a ação desejada. Por exemplo, na página de agradecimento após a conclusão de um pedido ou cadastro.
Recorra ao Google Analytics
Uma segunda forma seria através do Google Analytics. Nesse caso, com as contas devidamente vinculadas (esse é um assunto para outro post), é possível importar Metas configuradas no Analytics como Conversões para o Google AdWords. Em alguns casos esse é o único caminho possível para acompanhar conversões. Quando um site não possui uma página de conclusão da ação, onde deveríamos inserir o código, podemos criar um Evento no Analytics para mensurar o simples clique em um botão/link do site e importá-lo como uma Conversão para o AdWords.
Cliques Convertidos X Conversões
Anteriormente chamados respectivamente de, Conversões (1 por Clique) e Conversões (Muitas por Clique), essas métricas sempre geram uma certa dúvida na mensuração.
Cliques Convertidos:
correm quando um clique no anúncio gera uma conversão até 30 dias após o clique.
Conversões:
mensuram o total de conversões originadas por um clique até 30 dias após o clique.
Seguem alguns exemplos:
1) O usuário clica em um anúncio e realiza a conversão no mesmo dia.
Cliques Convertidos = 1 / Conversões = 1
2) O usuário clica em um anúncio, não converte, mas dentro de 30 dias, retorna ao site diretamente, sem um novo clique e realiza a conversão.
Cliques Convertidos = 1 / Conversões = 1
3) O usuário clica em um anúncio e converte. Dentro de 30 dias, retorna ao site diretamente, sem um novo clique e realiza uma nova conversão.
Cliques Convertidos = 1 / Conversões = 2
4) O usuário clica em um anúncio e converte. Retorna ao site clicando novamente em um anúncio e realiza uma nova conversão.
Cliques Convertidos = 2 / Conversões = 2
5) O acompanhamento de Conversões é essencial para anunciantes que tem como objetivo a realização de alguma ação no site. Então, utilizem esse recurso e boa mensuração!
Deixem suas sugestões nos comentários e até o próximo post!