Google lança Analytics GA4 para analisar dados de web + app

Agencia Ótima Ideia

Agencia Ótima Ideia

 

Entrevista sobre o Novo Google Analytics GA4
Conheça o Google Analytics GA4

Analytics GA4. Eis o nome de uma nova versão do Google Analytics lançada dia 14 de outubro. Como em toda grande novidade, já há profissionais de Marketing Digital surpresos e preocupados. Mas, em tese, não há motivos para pânico ou alarde. O Analytics convencional não vai sair do ar tão cedo.

Fizemos uma aula online Grátis sobre o GA4. Link no final do Post!

Como o GA4 tem a missão de integrar dados do ambiente Web + Aplicativos, a mudança  na rotina de trabalho de um profissional de Marketing Digital que tenha clientes com APP será gradual.  Para esclarecer dúvidas e munir você de informações consistente, conversamos com o especialista em Google Analytics, Daniel Santos. Ele dá aula no Google Academy e também na Goobec Brasil. Acompanhe a entrevista;

Daniel Santos, instrutor da Goobec e especialista em Google Analytics
Daniel Santos, professor da Goobec Brasil.

Professor Daniel, a mudança no Google Analytics tem alguma semelhança com aquela transição do Google AdWords com o Google Ads?

Não! Não é uma simples mudança de interface como foi o Google AdWords para Google Ads, é quase uma nova forma de leitura de dados. Exige muito mais estudo. 

O site da Goobec já tem o Analytics GA4?

Sim, instalamos e estamos acompanhando diariamente os dados. Em tese, preciso pelo menos de 30 dias para começar a ter uma amostragem de dados. Como em toda novidade Google, sabemos que ela vem para melhorar um fluxo de trabalho. 

Por que o Google resolveu lançar essa novidade?

Milhões de empresários e profissionais de marketing digital, de porte grande, médio e pequeno, usam o Google Analytics para analisar a performance de suas ações digitais. Com o crescimento da gama de novas lojas virtuais e a evolução da inteligência artificial, o Google resolveu agir e dar um up na ferramenta de analytics.

Por isso, o Google está tornando o Analytics web+app como padrão para criação de novas propriedades do Analytics. A ferramenta começará a ser mais preditiva inclusive. Em breve, ela poderá prever várias ações e, claro, nos dar sugestões. Um mérito do Big data e da evolução dos algoritmos.

O que muda em 2020 e 2021 na carreira de um profissional de Marketing Digital que precisa saber de Google Analytic?

Não muda nada na versão atual do Analytics, que continua funcionando normalmente.

Mas o Google sugere que os usuários criem uma nova propriedade para implementar a nova versão para que possa integrar dados do ambiente Web + Aplicativos.

A tendência é que no futuro o profissional trabalhe com a versão Analytics GA4. Provavelmente, em 2021, o profissional tenha de trabalhar com as duas versões, visto que, por exemplo, dados de comércio eletrônico ainda não estão totalmente integrados a nova versão.

 

 

Como a mudança será incorporada aos cursos de Google Analytics da Goobec?

Nossos instrutores já estão estudando essa novidade para que em breve possamos oferecer em nossos cursos de Google Analytics informações do Analytics GA4.  Talvez, inclusive, possamos criar um cursos exclusivo de Analytics GA4 para quem quer se especializar no assunto.  

Curiosidades! Veja como nasceu o Google Analytics:

Segundo o Wikipedia, o GA nasceu a partir do programa de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation. A empresa foi comprada pelo Google em abril de 2005. Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta grátis* ativada a partir de uma conta do Google. Logo ao finalizar o cadastro na ferramenta, ela gera um código personalizado para o seu site.

(*) Existe também uma versão paga utilizada em grandes corporações que exigem uma aferição grande de dados.

Esse código deverá ser salvo no código fonte do site (tarefa geralmente realizada por um programador ou por quem criou o seu site). Com essa etapa concluída, o Google Analytics exibe os dados de navegação do seu site em um painel de controle.

Por que o Google Analytics é o queridinho?

Ele é bem intuitivo e repleto de relatórios e parâmetros. Há quem se perca diante de tantos recursos. Mas basta um curso e tudo ganha novos ares. Como é possível customizar relatórios em um painel de controle (dashboard), a ferramenta é considerada a melhor ferramenta de analytics do mercado. 

E, conforme o seu objetivo, você cruza os parâmetros e ainda lança mão de filtros: por região, por idade, por período e uma infinidade de possibilidades. Feito isso, em segundos, ele gera um relatório.

 

Assista à aula sobre o GA4 Grátis

 

https://goobec.com.br/comvoce/

http://goobec.com.br/wp-content/uploads/2021/03/superacao_18-03_blog_2.png

 

 

Compartilhe essa postagem:

Agencia Ótima Ideia

Agencia Ótima Ideia

Você ganhou R$ 400 reais de
desconto em qualquer curso!

Válido para qualquer curso avulso no site hoje.
22/12/2023. Utilize o Voucher: GANHEI400