3 carreiras que posso seguir se tiver conhecimentos em Google Analytics

Rodrigo Camara

Rodrigo Camara

Qual o salário de um profissional com conhecimento em Google Analytics? A partir dessa pergunta, a equipe Goobec deu início a uma pesquisa com consultorias de Recursos Humanos e sites de referência em carreira. Resultado? Identificamos os principais cargos, o perfil dos profissionais mais requisitados e os valores aproximados de suas remunerações. Confira!

O que é o Google Analytics?

Para quem está chegando agora, Google Analytics é uma ferramenta grátis* ativada a partir de uma conta do Google. Logo ao finalizar o cadastro na ferramenta, ela gera um código personalizado para o seu site. 


(*) Existe também uma versão paga utilizada em grandes corporações que exigem uma aferição grande de dados.


Esse código deverá ser salvo no código fonte do site (tarefa geralmente realizada por um programador ou por quem criou o seu site). Com essa etapa concluída, o Google Analytics exibe os dados de navegação do seu site em um painel de controle. Ele é bem intuitivo e repleto de relatórios e parâmetros. Há quem se perca diante de tantos recursos. Mas basta um curso e tudo ganha novos ares.  

Você customiza um painel de controle (dashboard)

Conforme o seu objetivo, você cruza os parâmetros e ainda lança mão de filtros: por região, por idade, por período e uma infinidade de possibilidades. Feito isso, em segundos, ele gera um relatório. Você pode, inclusive, salvar uma regra: enviar relatório x para o cliente toda semana.  É fantástico!

Aprenda Google Analytics

Por que o Google Analytics é tão essencial em Marketing Digital?

Ao dominar a ferramenta, você saberá quais as páginas mais visitadas, o tempo de navegação, as conversões realizadas e as páginas com alta taxa de rejeição. 

Dados e insights valiosos para traçar vários projetos de Marketing e, é claro, projetar alterações tendo o objetivo de deixar seu site bem interessante para o seu público-alvo. Sendo assim, o constante monitoramento lhe trará além de insights de marketing, novas percepções de negócios e maior controle de investimento em ações que realmente trazem rentabilidade. Gostou, né? Conheça a seguir as 3 carreiras que valorizam conhecimentos em Google Analytics.

Profissões mais requisitadas no mercado

Analista de Mídia Digital 

Missão do profissional: Diariamente, ele fica com os olhos no Google Analytics e no Google Ads (ou FaceAds). Tédio não existe em sua rotina. Ora analisa as métricas das campanhas e ora faz reuniões com clientes. Para descontrair, navega na web à procura de memes bem sacados . Ter no currículo uma campanha que “viralizou” é o seu grande sonho.

Como ter uma carreira promissora?

Será preciso equacionar um senso crítico para identificar o público certo para cada campanha e uma boa dose de criatividade. Precisará também ser ágil para fazer alterações diante dos resultados que o Google Analytics mostrar para determinados anúncios. Ou seja, se o anúncio não converte, ele vai ter de analisar os dados e realizar mudanças até o “jogo” virar.  


Cursos indicados: Curso Google Ads, Curso FaceAds, Curso Google Analytics e Curso Google Tag Manager  

Importante: Preencha o formulário ao final e receba a tabela com os salários do cargo de analista de Mídia Digital.

 

Gerente / Analista de E-commerce

Missão do profissional: Vender, vender e vender. Seu lema de vida? “Likes não pagam as contas. Eu quero vendas!”  Na mente desse profissional há sempre as perguntas: quanto aquela loja vendeu hoje? Qual anúncio gerou mais conversão? Qual o produto não tem saída? As respostas quase sempre ele encontra no Google Analytics.

Por que ele ama o Google Analytics?

Sim! No Google Analytics ele encontra todos esses dados em painéis totalmente customizados (e a customizado e por sua conta), facilitando a visualização de dados e insights fundamentais para o seu negócio ou dos seus clientes. 

Ao saber analisar os dados do Google Analytics, você terá insights para sugerir  ações de Marketing com sua equipe de trabalho alinhada aos objetivos do cliente. Em tempos de quarentena, também saberá acompanhar e avaliar quais ações estão gerando resultados efetivos.

Seu maior desafio no atual momento?

De forma clara, você vai ter controle de quais ações de marketing refletem realmente em vendas e como potencializar ainda mais os resultados.

Saber as funcionalidades e quais relatórios o Google Analytics fornece e planejar suas ações de marketing e definir as metas e KPI’S para acompanhamento em “real time”.

Além disso, oferecer em sua comunicação boas ofertas de vendas para o público certo, no momento certo, conforme cada persona do seu segmento.

A tendência em Marketing Digital


Portanto, além de dominar o conceito do seu negócio e automatizar suas ações de marketing e captação de leads e clientes utilizando técnicas de automação e Inbound Marketing, será preciso ser um expert em Google Analytics para se tornar o melhor profissional de ecommerce!

Cursos indicados: Curso Google Analytics + Curso Google Shopping + Curso Google Performance + Curso Automação de Marketing e Inbound Marketing + Google Tag Manager

 

Importante: Preencha o formulário ao final e receba a tabela com os salários do cargo de gerente / analista de e-commerce.

Analista de Search Engine Optimization (SEO)

Missão do profissional: Um post bem feito pode render mais conversões do que um anúncio pago. Um site bem planejado, com conteúdo de qualidade e bem programado pode trazer muitos visitantes orgânicos, ou seja, sem investimento em anúncios e gerar uma grande economia para o negócio em questão. Realizar isso com sucesso é o grande desafio de todo bom profissional de SEO.

Como se destacar no mercado?


A grande oportunidade é a falta de profissionais de SEO. Ou melhor dizendo, a falta de bons profissionais de SEO. Há duas vertentes ai: uma seria um profissional que domina as técnicas de redação, ou seja, conteúdo e a outra, profissionais que dominam as questões técnicas, ou seja de programação. Um profissional híbrido, que domina as duas com certeza já está contratado ou tem sua própria empresa de otimização SEO.

SEO é essencial para o cliente com um site na Web

Portanto, além de ter como premissa deixar o site do cliente sempre nas primeiras posições de busca do Google, cabe ao profissional de SEO gerar mais leads, mais vendas, mais negócios. Para isso, ele lança mão de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web tendo como seus principais aliados, algumas ferramentas de mensuração e controle, onde se destacam o Google Analytics e o Google Search Console. (Antigo Google Webmaster Tools).

Cursos indicados: Curso SEO + Curso Google Analytics + Curso Automação de Marketing e Inbound Marketing

 

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